Ora bolas, branquinha!

Um sábado lindo no Rio de Janeiro! Branquinha chega na praia do leme em busca de água fresca e ganhar uma corzinha em paz, com a mãe e irmã.  Tem espaço na areia sobrando e o mar está, para sua surpresa, calmo e limpo. Bons sinais. Alguns amigos aproveitam para fazer uma rodinha e bater uma bola, por volta das 13h. Ué, mas não tem uma lei dizendo que só pode depois das 17h?! Como ninguém reclama, o jogo segue em frente. Outro grupo se junto ali perto com outra bola. Um salva-vidas passa e nada faz. Mais alguns ratos de praia se levantam otimistas para também jogar bola. Outro salva-vidas passa e parece nem notar. Dois adolescentes percebem que está tudo liberado e se animam. Mais uma roda surge com mais uma bola. Branquinha está com calor e, por causa da insistência da irmã, decide entrar no mar tão limpinho e calminho (uma raridade no leme!). A água está fria demais para seu gosto, branquinha prefere ficar na beira. Mas tá difícil encontrar um espaço ali perto de tantas rodas de futebol, hein?! Bolas vão e bolas vem…ora bolas, ninguém vai reclamar, nem o salva-vidas que está passando num “trator”?! Os adolescentes quase acertam branquinha e ela não se contém. Pega a bola e diz: Não vou devolver!

Adolescente (com cara de assustado): Mas a bola é minha!

Branquinha (irritada): Não vou devolver!

Adolescente (com cara de nervoso): Eu quero a minha bola!

Branquinha sai revoltada pela areia com a bola na mão e vai até a cadeira em que sua mãe está assando no sol, reclamando muito: Isso é um absurdo! É proibido jogar bola nesse horário perto da água!

Adolescente segue branquinha, também revoltado e com uma certa tristeza no olhar: A bola é minha, você tem que devolver!

A mãe de branquinha pega a bola e entrega para o adolescente, que agradece e volta a jogar, no mesmo lugar de antes, com o mesmo amigo.

É branquinha, você está certa, mas se as autoridades não se importam e tem muito mais errados do que certos na briga, vence quem tem mais gente no time. Branquinha resolve ir embora, revoltada.

Campanha do dia:  Cada um no seu quadrado! Não jogue bola perto do mar antes das 17h. A praia não é sua.

Deixe um comentário